terça-feira, 21 de agosto de 2007

Charme Super Chulo Guidis

Publicado originalmente no blog do Programa Radar TVE-RS


Há uma certa familiaridade no sotaque mas não param por aí as semelhanças entre a Superguidis e a Charme Chulo . Existe uma proximidade muito clara entre os temas propostos para as canções de ambas as bandas. Talvez sejam temas latentes para os jovens deslocados do eixo Rio-São Paulo, e que assim fazem questão. Uma simples mudança de ares não mudaria em nada a cabeça desses guris. Mais do que os rodeiam eles cantam o que trazem em seus recheios. Cantam, afirmam e reafirmam o olhar singelo sobre as pequenas coisas do cotidiano que realmente fazem a grande diferença no final das contas.
Lúdicos, poéticos por vezes até bucólicos. Dois belos discos de canções. O rock também produz belas canções, a música caipira idem. aí mais uma silmiliaridade das duas bandas. Outro ponto em comum está o fato de ambas as bandas serem apontadas como grandes surpresas do rock nacional, trazendo a este frescor, arejamento, coisa que há muito já não se via. A identificação com os fãs, contingente crescente, é sinal do ponto mais importante que os grupos têm entre si: sinceridade musical. Fazem o que fazem por que precisam fazer, não fazem o que se espera que eles façam, e isso cativa as pessoas. Dizem o que talvez nem precisassem dizer, o que seus olhos já não escondem, mas eles vão dizer.
Um mais ao sul do que o outro. Perto ou longe de casa há sempre muitos estranhos à volta, também há amigos e na cabeça uma canção. E aê, você me acompanha na guitarra ou na viola?

Nenhum comentário: