quinta-feira, 4 de junho de 2009

Cine Esquema Novo Inscrições Abertas

Pra quem curte audiovisual e principalmente pra quem faz, e muito mais pra quem apregoa a democratização da cultura e das mídias.



CineEsquemaNovo 2009: inscrições abertas para seleção até 03 de julho·
Júri Oficial terá liberdade para criar e distribuir oito diferentes categorias de premiação entre os curtas, médias e longas-metragens selecionados·
Organização trabalha pela ampliação da programação internacional nas mostras especiais e paralelas

O CineEsquemaNovoFestival de Cinema de Porto Alegre (CEN) recebe até o próximo dia 03 de julho, inscrições de filmes para seleção em suas mostras competitivas. Como de costume, filmes de todos os gêneros, formatos, técnicas e linguagens são aceitos em pé de igualdade no festival – que, rumo à sua sexta edição, é uma das principais bases de exibição e debate do cinema contemporâneo independente no Brasil.
Os filmes selecionados para as mostras competitivas serão divulgados no final do mês de agosto, e o CEN 2009 está previsto para acontecer entre os dias 17 a 24 de outubro de 2009.
Todas as produções inscritas concorrem de igual para igual na seleção, exibição e premiação: o foco é a idéia. Para que diretores e produtores enviem seus trabalhos, basta acessar
www.cineesquemanovo.org e preencher a ficha de inscrição. O site oferece o regulamento do CEN 2009 e todas as etapas necessárias para a chegada dos filmes aos organizadores do festival. No site também é possível conferir a nova arte do CEN para este ano, criada pelo designer gráfico Juliano Cabral.
Novidades para 2009
Uma das novidades deste ano nas mostras competitivas do CEN será a liberdade oferecida pela organização ao Júri Oficial (a ser divulgado em breve) para que crie e distribua oito diferentes premiações entre os curtas, médias e longas-metragens selecionados.
"Entendemos que os trabalhos exibidos no CEN são muitas vezes inqualificáveis em categorias tradicionais, coisa que os próprios jurados já nos disseram em anos anteriores”, pontuam os organizadores do festival (Alisson Avila, Gustavo Spolidoro, Jaqueline Beltrame, Morgana Rissinger e Ramiro Azevedo). “Por isso, resolvemos propor que o Júri Oficial busque, dentre todos os filmes e suas diferentes características, os motivos, as histórias, as técnicas e as narrativas que possam gerar um prêmio específico. É um processo de relativização que o próprio fazer cinematográfico também se depara e que o CEN acompanha desde sua primeira edição em 2003. Por isso, nada mais natural que estender isso à premiação: o júri poderá encontrar livremente aquilo que melhor julgue digno de premiação”.
Estes prêmios se somarão aos troféus do Júri Popular e dos alunos da Oficina de Crítica Cinematográfica, que tradicionalmente escolhem o Prêmio da Nova Crítica.
O CEN 2009 também muda seu processo seletivo, no sentido de não determinar um número mínimo ou máximo de produções selecionadas para as mostras competitivas. Os cinco organizadores do festival, que compõem o Júri de Seleção, também trabalharão com a mesma liberdade do Júri Oficial para encontrar o número de filmes que mais se identifiquem com a proposta do CineEsquemaNovo.
Nas mostras paralelas, a produção do CEN trabalha para articular mais programações internacionais, a partir das primeiras e bem-sucedidas experiências do ano passado com “Body Rice”, do português Hugo Vieira da Silva, e “Loren Cass”, do norte-americano Chris Fuller. A idéia é valorizar filmes inéditos no País e em Porto Alegre, mantendo as regras que desde sempre orientam o CineEsquemaNovo: valorizar a criatividade, a inovação, a experimentação e a surpresa audiovisuais.
O CineEsquemaNovo – Festival de Cinema de Porto Alegre conta com a co-realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura, e apoio especial do Santander Cultural.

Nenhum comentário: