quarta-feira, 17 de junho de 2009

Imagens da Violência CineBancários

Mais um aporva da qualidade cinematográfica brasileira, uma pena a temática ser tão atual e tão presente em nossas vidas. Mas também por isso se faz necessário refletirmos sobre o mar de "violências" em que estamos mergulhados.
Ah, outra é cinema de bardada, free, grátis
Ciclo, com entrada franca, integra programação da Jornada contra a Violência
Fonte: Imprensa/SindBancários
Integrando a programação da campanha “Braços Dados - Jornada Contra a Violência e por Justiça Social 2009”, o CineBancários estará exibindo, a partir da segunda, dia 15, o ciclo “Imagens da Violência”. Durante duas semanas, estarão em cartaz 11 filmes de diferentes épocas e nacionalidades, cujo tema se baseia na brutalidade do ser humano. Destaques para os clássicos Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick, e Coração Selvagem, de David Lynch.
O ciclo “Imagens da Violência” se estende até o dia 28 de junho, com três sessões diárias (às 15h, 17h e 19h), sempre com entrada franca.A abertura da mostra contará com a presença de João Moreira Salles, que no dia 15, às 18h30, estará debatendo com o público o seu documentário “Notícias de uma Guerra Particular”, que este ano comemora o décimo aniversário de lançamento.A programação também inclui dois filmes inéditos no circuito comercial porto-alegrense: o documentário “Favela Rising”, sobre a atuação do grupo Afro Reggae, e “Violência em Família”, drama familiar que acompanha a rotina de pequenos crimes de uma jovem mãe solteira na Austrália. O ciclo ainda coloca em cartaz produções recentes, como o documentário brasileiro “Falcão, Meninos do Tráfico”, de MV Bill e Celso Athayde (de 2006), e o drama mexicano “Zona do Crime”, de Rodrigo Plá (de 2007), e filmes clássicos, como “Laranja Mecânica”, de Stanley Kubrick, o drama russo de guerra “Vá e Veja”, de Elem Klimov, e “Coração Selvagem”, que deu a Palma de Ouro a David Lynch no Festival de Cannes de 1990.
Veja a sinopse dos filmes
Laranja Mecânica (A Clockwork Orange), de Stanley Kubrick (Inglaterra, 1971, 136 minutos)No futuro, o líder de uma gangue de delinquentes é preso e usado como cobaia num experimento para frear os impulsos destrutivos. A obra-prima de Kubrick é considerada uma das mais profundas reflexões sobre a violência, suas motivações e suas formas de repressão.
Não Matarás (Krótki Film o Milosci), de Krzysztof Kieslowski (Polônia, 1988, 84 minutos) Adolescente comete crime brutal contra taxista e é condenado à morte. Impactante estudo sobre a violência e sua repressão, não menos violenta, pelo Estado.
Vá e Veja (Idi i Smotri), de Elem Klimov (Rússia, 1985, 142 minutos) Um menino testemunha os horrores da Segunda Guerra Mundial em território soviético. Elogiada produção russa dos anos 80 que é considerada por alguns críticos o melhor filme de guerra já realizado.
Coração Selvagem (Wild at Heart), de David Lynch (EUA, 1990, 124 minutos)Um casal de namorados é perseguido pelas estradas americanas. Um dos mais violentos filmes do consagrado Lynch, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1990.
Zona do Crime (La Zon), de Rodrigo Plá (México, 2007, 97 minutos). Três jovens invadem um condomínio de luxo, com o objetivo de assaltar uma casa. Porém o plano dá errado, o que faz com que os moradores locais persigam o único sobrevivente pela propriedade do condomínio.
Violência em Família (Suburban Mayhem), de Paul Goldman (Austrália, 2006, 95 minutos) Impactante drama familiar australiano, ainda inédito nos cinemas de Porto Alegre. Katrina, uma mãe solteira de 19 anos, mora com seu pai e sua filha num bairro do subúrbio. Envolvida num mundo de pequenos crimes, sexo fácil, carros envenenados e manicures, a jovem cometerá um gesto que chocará toda a comunidade.
Falcão, Meninos do Tráfico, de MV Bill e Celso Athayde (Brasil, 2006, 52 minutos)Durante seis anos o cantor de rap MV Bill e o produtor Celso Athayde percorreram comunidades pobres em todo o país. E registraram, em 90 horas de fita, a rotina, dia e noite, de meninos e jovens envolvido no tráfico de drogas. Falcão, Meninos do tráfico é o resultado disso.
Última Parada – 174, de Bruno Barreto (Brasil, 2008, 110 minutos)Dois jovens de nomes muito parecidos e idades próximas passam a conviver com freqüência devido à chacina da Candelária. Relato ficcional que recria o trágico episódio do seqüestro do ônibus 174 no Rio de Janeiro.
Notícias de uma Guerra Particular, de João Moreira Salles e Kátia Lund (Brasil, 1999, 56 minutos)Um amplo e contundente retrato da violência no Rio de Janeiro. Flagrantes do cotidiano das favelas dominadas pelo tráfico de drogas alternam-se a entrevistas com todos os envolvidos no conflito entre traficantes e policiais.
O Prisioneiro da Grade de Ferro, de Paulo Sacramento (Brasil, 2004, 124 minutos). Premiado documentário que retrata a realidade do sistema carcerário brasileiro, a partir da visão dos próprios presidiários, que receberam câmeras de vídeo portáteis do diretor, a fim de poderem registrar seu cotidiano.
Favela Rising, de Matt Mochary e Jeff Zimbalist (Brasil/Estados Unidos, 2005, 80 minutos)Documentário sobre o grupo Afro Reggae, nascido pouco depois da chacina de Vigário Geral, hoje um dos mais fortes projetos sociais do país.

Nenhum comentário: