quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Billy Argel Exposição Individual B Side Galeria Fita Tape

Billy Argel, principal artista do skate brasileiro inaugura exposição na Galeria Fita Tape
A exposição individual B Side ocupará duas salas da galeria com uma série de novos desenhos

Billy Argel volta a Porto Alegre no dia 8 de outubro trazendo para a novíssima galeria de arte Fita Tape sua nova exposição individual. O artista paulistano, um dos destaques da mostra Transfer, que ocupou o Santander Cultural em 2008, retorna à raiz de seus desenhos comerciais, subvertendo a linguagem com a qual dominou as estampas de camisetas, adesivos e pranchas de skate dos anos 80. A Fita Tape é parte integrante do Complexo Master, novo espaço cultural da cidade que une música, artes visuais, lançamentos de discos, livros, estúdio de ensaios e de gravação de última geração e pub.
Sem promover nomes de marcas como geralmente utiliza, Billy Argel apresenta a mistura psicodélica/agressiva de desenhos com letreiros para expressar sua visão apocalíptica do mundo e, em alguns casos, simplesmente pelo prazer gráfico. Nesse novo trabalho segue o aspecto de arte para reprodução comercial em serigrafia, no estilo old school, com nanquim sobre papel, preservando os rascunhos de lápis ao fundo, remetendo a trajetória do artista.
Nas palavras de Billy, "são só desenhos, sem papeis caros ou materiais muito sofisticados, que vou fazendo e jogando no chão, do lado da prancheta". Mas não se deixe enganar pelo low profile, pois ainda esse ano um de seus shapes de skate será leiloado ao lado de pesos-pesados da arte contemporânea brasileira em São Paulo.
B Side mostra esse lado B da arte. Pra ser mais exato, o lado Billy. Desenhos impressionantes de caveiras atravessadas por canetas e pincéis, animais zumbis atacando, espermatozóides mortos e humanos alucinados. Personagens improváveis classificados por frases - sempre em inglês, ao estilo do skate - como "o fim está próximo" e "mente limpa drogada!" dão margem a diversas interpretações. Conceitualmente pesado, mas, antes de tudo, visualmente fascinante, Billy Argel fisga o espectador pelos olhos, como aparece literalmente em um dos desenhos.
Na capital gaúcha o artista foi celebrado por ser o autor da arte gráfica que deu a cara do skate brasileiro nos anos 80 e uma peça-chave para entender a estética do surf e punk nacionais, influenciando decisivamente toda uma geração de artistas e designers. Este ano Billy teve sua arte resgatada no documentário e exposição RE:BOARD, lançado em São Paulo no espaço Matilha. Participou de coletivas em galerias como a Choque Cultural, em SP e foi destaque nas revistas +Soma, Vista e na americana Juxtapoz. Também contribuiu nos projetos de ilustração, customização, tipografia e parcerias com marcas internacionais, como a Element Skateboards.

Serviço
B Side ? Exposição individual de Billy Argel
Abertura dia 8 de outubro, das 19h às 22h
Galeria de arte FITA TAPE - Complexo Master: Praça Garibaldi, 46, Cidade Baixa
De 8 de outubro a 22 de novembro
De terças a domingos, das 14h às 19h

Mais informações http://www.fitatape.art.br/ e http://www.complexomaster.com/

Nenhum comentário: