terça-feira, 31 de julho de 2007

O Quase Velho Megadeth de Novo

Originalmente publicado no Blog do Programa Radar


A crítica especializada (crítica especializada é o maior barato) aclamou o álbum "United Abominations" do Megadeth como a redenção do grupo, a volta ao bom e velho thrash-metal noventista. Na verdade acredito que a assessoria de imprensa do Dave Mustaine foi quem forjou essa idéia do "novo velho". Sim, por que o melhor do Megadeth já foi, ou estar por vir. Trabalhando em cima da expectativa dos milhões de fãs de alguns dos melhores discos do thrash noventista, os releases divulgados à imprensa foram certeiros: Pá, Megadeth volta ao Thrash. Teve nêgo que lembrou de "Holy Wars" se comoveu e correu pra escutar o disco novo dos caras. O que, nunca ouviu falar em "Holy Wars"? Tá Metallica você conhece? Hum, vagamente. Então assim, vá ler outra coisa. Calma brincadeirinha.
No começo dos anos 90 o Metallica era grande a banda do som pesado, o estandarte do thrash-metal. Dave Mustaine foi um dos fundadores do grupo, posteriormente passou a ser um dos "afundadores" da banda. O cara saiu, ou foi saído, da banda logo no seu começo daí pra frente nutriu o mais profundo ódio de Hatfield e sua turma. Só isso já era o suficiente pra chamar a atenção, mas além disso o Megadeth era bom. Mustaine era criativo e dono de um estilo inconfundível de tocar guitarra e cantar, também era, ou é, a antipatia em pessoa. A banda lançou discos seminais para a música dita pesada. Depois de várias trocas de formação a banda já não era lá essas coisas.
"Unitede Abominations" é sim ,depois de várias tentativas frustradas, um resgate do que o Megadeth já foi, mas se comparado a discos como "So Far, So Good... So ..."(1988) ou "Rust In Peace" (1990), meu irmão a coisa fica feia. Longe da farofada hard-rock dos últimos discos do grupo ele passa, mas também do thrash daqueles discos que eu citei passa arranhando.
Eu resumo a coisa toda desse jeito a música que eu considerei mais bacana, veja bem eu disse eu, é música a de trabalho do disco "A Tout le Monde", uma cover deles mesmos. A música é originalmente do disco "Youthanasia" (1994), agora muna versão com a participação da vocal do Lacuna Coil. É metal pra festa de aniverssário, quase um pop metal mas me preceu sincero (se é que isso existe no mainstreaming). No resgate do thrash, a menos thrash é a mais legal, e eu falo tanto em som pesado e gosto das farofadas, fazer o que.
O clipe de "A Toul Le Monde" já está rodando na programação do Radar, e pra você assistir a hora que lhe der na telha aí tá ele. O clipe da primeira versão na época foi censurado pela MTV.
Ah, se o "United Abomination" é um bom disco, ou se os seu antecessores recentes eram muitos ruins. Ou se "United Abomination" é um disco bom, mas seu antecessores dos anos 90 eram excelentes. Escute todos os discos que puder do Megadeth e tire sua conclusão, ou arranje uma resposta pronta em release ou na crítica especializada ( ai, ai, ai crítica especializada é o maior barato).



Outros vídeos em www.youtube.com/corjatv

Nenhum comentário: