segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Daniel Marvel e Porcos Não Olham Pro Céu

As vezes você vê algo e pensa: puxa vida, se estivesse com minha máquina fotográfica registraria isso. Minha cabeça funciona assim o tempo todo. Quero registrar tudo. Nem sempre tenho liberdade e condições de fazer isso através dos meios convencionais de comunicação onde trabalho. Pra correr atrás desse tempo "perdido", uso este espaço.
O problema é que não consigo registrar todas as coisas legais que gostaria de registrar. Mas entre uma coisa e outra, não importando quanto tempo demore, vai se dando um jeito.
Nesse ano o diretor Daniel Marvel colocou na roda dois trabalhos bem legais: o curta metragem "Porcos Não Olham Pro Céu" e o clipe da música "Liga Pra Mãe", da banda Deus e o Diabo. Estes não são os primeiros, e como você pode conferir na conversa postada a seguir, também não são os últimos.
Corja.Net: Pequenos filmes com grandes histórias ( pequeno em relação a metragem, ou seja curto), da onde pintou a história do "Porcos não Olham pro Céu"?
Daniel Marvel: Bom, a história é um roteiro original de Everson Klein e chegou em minhas mãos através de uma amigo em comum. Me disse ele que o Everson, que eu ainda não conhecia, havia escrito um roteiro muito bacana de orçamento e muito instigante. E isso muito me interessou pois eu ainda não havia dirigido e buscava algo que fosse simples de produzir mas que resultasse em um filme impactante para a platéia.

Corja: Subvertendo a ordem, agora nos conte um pouco de qual é essa história.
Daniel: O filme conta a história de Catarina uma jovem que sofre de TOC Transtorno Obsessivo Compulsivo e que cansada de tudo e de todos resolver por um fim a sua vida, mas descobre que algo muito importante para ela irá acontecer e deve correr contra o tempo para tentar reverter essa decisão.
Cor Já: Falando em histórias, o filme já construi a sua história, trajetória. Façanhas mundias, regionais, exibições monumentais. O que rolou com o Porcos... desde seu lançamento?
Marvel: Apesar da dedicação e capricho com que "Porcos..." foi feito, eu não tinha maiores pretensões para ele, é minha estréia na direção e minha preocupação maior era experimentar linguagens e estéticas buscando algo que me deixasse satisfeito acima de qualquer coisa. Mas para minha surpresa o filme foi muito bem recebido por todos sendo selecionado em diversos festivais de cinema. Recebeu no 5° Curta Santos em setembro os prêmios de melhor filme, melhor atriz, melhor fotografia e melhor trilha sonora e o troféu "Sonidos" no FLõ 2007. Foi convidado a participar de mostras e festivais nos Estados Unidos e Europa. E tive o prazer de ter esse trabalho elogiado e reconhecido por grandes mestres do cinema brasileiro superando e muito qualquer expectativa. Não me interprete mal não quero parecer arrogante ou pretencioso "Porcos..." é sim um filme indie feito com poucos recursos mas que teve a sorte de reunir muita gente competente em sua produção fazendo com que tivéssemos um resultado bacana.

Nenhum comentário: