quarta-feira, 20 de junho de 2007

Clipe The Order Banda Distraught



Baita banda. Se a predominância da pauta do Corja se refere a cena musical gaúcha e/ou dos anos 90, a Distraught é uma excelente representante destas duas diretrizes.
Formada no comecinho lá dos anos 90 a banda cruzou a década e as fronteiras do RS. A propósito, sempre foi um grande mérito do som pesado esta certa "universalização". Banda de metal é banda de metal seja lá em que canto do planeta ela esteja. Hoje em dia isso é bem mais visível, grandes nomes do estilo são oriundos de países como Finlândia, Noruega, Itália, Alemanha e até o Brasil tá nessa. Nos idos dos anos 90 a profusão de bandas independentes de som pesado , se aproveitava bem dessa globalização musical.
Porto Alegre sendo uma pequena grande cidade, ou grande cidade pequena, também estava antenada o que rolava no cenário metal mundial. E todos os olhos, ou ouvidos, miravam para um sub-gênero do metal surgido nos anos 80, mas que chegou no seu apogeu na década seguinte: o thash-metal. Vertente nascida de uma das coisas mais relevantes, e mais exaltadas aqui no Corja: a mistura. A fórmula é mais ou menos assim; um pouco de metal clássico, um pouco de punk, hard-core, uma mexida no andamento e nos tons e ta lá. Claro que não foi tão simples assim, mas o caminho é esse.
Voltando a Distraught. A banda é um exemplo do bom e velho thrash-metal. Tá certo que podem haver divergências, inclusive a própria banda pode discordar de mim. Afinal nos últimos anos surgiram uma infinidade de titúlos para sub-gêneros do metal. É um tal de new-metal, black-metal, prog-metal, dark-metal, white-metal, doom-metal, metal-metal, sinfoni-metal, sifú-metal e por aí se vai.
Tentando pagar de sabido, arrisco dizer que a Distraught é uma genuína representante do thrash-metal old school. Vamos resumir; música afudê e clipe ducaraio. Pronto quer definição mais elaborada, resenha e análise técnica e crítica da banda e do estilo? Consulta a Rock Brigade , Valhalla ou Roadie Crew lá os caras são especialistas (por favor não vai no wikpedia). Aqui no corja é apenas a opinião de um cara que gosta de música. Mas isso não é pouco. Ou é?

Nenhum comentário: