terça-feira, 3 de agosto de 2010

150 Vídeos, 3 Anos, 111 Mil Visualizações. Devagar e Sempre!

Estava pensando quanto tempo vive uma formiga? Descobri que uma operária vive até 7 anos e uma rainha 15. Por que será que as operárias morrem mas cedo, hein? Então, a partir disso fiquei pensando naquela expressão "trabalho de formiguinha", e deduzi que em pouco tempo de vida não se pode fazer muito. Concluí: por isso as formigas são tantas. Os insetos são numerosos, já o número de pessoas fazendo o tal "trabalho de formiguinha" é pequeno. Agora vem o grande desfecho, a resposta ao enigma imposto pela natureza: as pessoas "formigas operárias" são poucas, mas vivem muito mais!!!
Aqui no Corja.Net estamos fazendo um trabalho de formiguinha com o objetivo de divulgar, democratizar, ampliar, desmercantilizar a cultura principalmente a música, mostrando trabalhos produzidos de forma independente ou alternativa. Um texto cá, um vídeo acolá, e estamos nesta batalha há mais de 3 anos (metade da vida de uma formiga operária) e pretendemos ir bem mais longe.
Ao fechar esse terceiro ano de existência de projeto já podemos contabilizar mais de 150 vídeos postados no nosso canal no youtube (www.youtube/corjatv) que já geraram mais de 111 mil visualizações. Obviamente os fenômenos do youtube chegam a este número em questão de dias, mas eu já me sinto uma formiga graúda. Mais do que isso tenho conseguido trazer outras formigas a meu formigueiro. Foram muitas as colaborações neste período, ilustradores, escritores, músicos, vários artistas e profissionais nos ajudaram a desenvolver a estética a interface e parte do conteúdo do Corja.Net.
O mundo está cheio de "tamanduás" tentando impedir nosso crescimento, mas mesmo assim tem formiga se criando e não é de agora. Por exemplo: a Rosane Scherer juntamente com o seu pessoal edita ha 16 anos o jornal Fala Brasil ( http://falabrasilcultura.wordpress.com) com destruição gratuita e com temática única dedicada à cultura. Não sendo o bastante publicar um jornal, partiram para outra empreitada a publicação de um revista independente de circulação mensal e distribuição também gratuita. A revista Fala Brasil está chegando ao seu terceiro número, e desde a segunda edição o Corja.Net tem uma página para expor nossas idéias e dar continuidade a este trabalho de formiguinha em outro formigueiro, outro solo , com outros parceiros, mas com o mesmo objetivo.
Dos mais de 150 vídeos no nosso canal muitos não passaram aqui pelo Corja.Net. Para comemorar a marca essa produção inédita estará por aqui e também vamos rever alguns vídeos e relembrar suas histórias.
Então, se segure aí pois teremos a publicação diária de um vídeo. Vídeos que mostram o que anda acontecendo no cenário independente gaúcho, quem anda trabalhando para a construção de uma cultura mais diversificada, plural e democrática no estado do Rio Grande do Sul, ou que por aqui esteve.
Seguimos nosso trabalho de formiguinha, mas acho que somos muito mais que isso somos cigarras que também trabalham. Na verdade, verdade mesmo eu sou um Grillo.

Nenhum comentário: