segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Cor Já!


Lá no embrião deste projeto, desde as primeiras ideias, estava a vontade de sair do trivial do mais fácil do estereotipo. Na concepção da arte e da identificação visual do Corja.Net, ainda antes da existência do mesmo quando ainda mantinha no ar apenas o podcast, questões que para mim são muito pertinentes como as que envolvem discriminação social e racial estavam presentes. Um logotipo e uma locução faziam o trocadilho da palavra "corja" com a frase "Cor já!". Era um apelo contra a "branquice" , a palidez musical e de atitude da sociedade. A falta de brilho, de cor, de vontade que eu enxergava nas coisas e nas pessoas. O editorial do Corja.Net deixa bem claro que tudo que é exposto aqui reflete um único e exclusivo ponto de vista: o meu. Expondo este meu "modo de ver" procuro aglutinar pessoas que enxergam próximo, ou mostrar algo diferente a quem não tem a mesma visão ou modo de ver as coisas. Essa visão é comprometida com minha história de vida com minha trajetória pessoal. Não acredito em imparcialidade. Acredito em ponderação , bom senso e sinceridade.
Tenho recebido comentários questionando onde anda meu sangue "black power" e minha identidade racial “O Domício quando é que tu vai da força para outras Bandas que tocam uma musica mais negra, mais suingada, mais dançante, como planeta Roots, Embaixada, Negra Face, esta bandas estão arrebentando, e vocês só ficam tocando e prestigiando este Rock sem futuro destas bandas novas, que são qualquer coisa menos Rock, pois eu curti muito os engenheiros TNT, e outras bandas que tinha muita pegada, agora vem este prayboys endinheirados, tirando o espaço de quem tem talento, parece que tu está alinhado a isto, cade o teu sangue Bleak power meu irmão, e eu falo isso por que eu já houve Apanhador Só, susperguidis, identidade, pública, volante, e é tudo a mesma porcaria, vamos dar força para os nossos. Atenciosamente Ismael 15/0//10” ou que determinados estilos musicais não são contemplados no Corja.Net por serem “música de negrão” “Sabe Domicio, é engraçado, vendo e ouvindo estas coisas, a gente entende, porque alguns produtores continuam tão pobres eo Rick Bonadio tão rico, é simples ele sabe o que o povo quer escutar (simplesmente Musica)e vocês ensistem nisso, pelo amor de Deus Dam laser Vampires, porto Alegre não merece isso, o meu dica coloca um zueira, a desculpe-me, isto é musica de negrão, não pode, então rola um Claus e Vanessa, Armandinho, Planet Rots que dizem que está fazendo um som bem legal, mais para de se queimar meu irmão, este vampiros são muito ruim. um abraço. jonas “.
Me desculpe mais eu desconheço esse determinismo biológico que se reflete na produção musical. Sempre acreditei que qualquer pessoa é capaz de produzir o que quiser em qualquer área. Sly & Family Stone tinha brancos mandando no soul, Jimi Hendrix é o maior guitarrista do rock de todos os tempos, o rock foi criado por negros. Respeito a todos que pensam de outra forma, acredito que existam ações diferentes que possam levar a resultados interessantes, mas estou farto de discursos segregadores. Tiger Woods vá jogar basquete! Milton Gonçalves vá cantar pagode! Marcelo Yuka pare de escrever sobre favela e pobreza! Obama vá correr maratonas! Domício vá escrever sobre músicos negros. Vou se eu quiser! Só escrevo sobre o que eu quero, e não me sinto pressionado por ninguém. Como se eu não escreve sobre músicos negros, isso que é pior.
O universo da rede é muito rico com certeza o Jonas e o Ismael procurando vão encontrar o que lhes interessa. Não estão satisfeitos com que encontram aqui? Não voltem mais. Se todos os que vaiam o Galvão Bueno deixassem de assisti-lo talvez ele mudasse de atitude.
Não vou deixar de ser negro por falar de rock. O segurança do Zafari não vai deixar de me seguir pelos corredores do super mercado por que posto vídeos de bandas de "praybois" no Corja.Net. As senhoras não vão deixar de segurar a bolsa com mais força quando eu passar por que não escrevi nada sobre o grupo Zueira. Como já disse Edi Rock não serei mais um negro limitado. Repetindo o editorial sou independente, independente do que digam ou pensem .

Para encerrar deixo um vídeo feito durante a passagem do Living Colour por Porto Alegre. Banda do guitarrista Vernon Reid fundador da Black Rock Coalition (Coalisão de Rock Negro), uma organização fundada em meados dos anos 80 para atuar em defesa das bandas de rock formadas por negros, atitude tão sincera e valorosa quanto cinco negros formarem uma banda de reggae. E a grande probabilidade, se depender de promover Rouge, Broz, CPM 22, Tihuana, ou NXZero como fez o Rick Bonadio, é de que eu sempre seja um produtor pobre.


Nenhum comentário: