quinta-feira, 23 de abril de 2009

COLETIVO CONCERTO GROSSO 29 Abril Jardins do DMAE


Rapazeada bacana projeto bacana. Gente boa reunida. Dizer mais o que. Eles mesmos explicam:


"COLETIVO CONCERTO GROSSO nA tORRE da hYDRAULICA eNCERRAMENTO dA eXPOSIÇÃO mULTIMÍDIA HIPERCICLO
29 de abril (quarta), no torreão central dos Jardins do DMAE (24 de Outubro, 200 Porto Alegre / RS)
O COLETIVO CONCERTO GROSSO é a reunião de músicos com a proposta de cruzar diferentes mídias e áreas criativas (além da música, animação, audiovisual, dança e novas interfaces). O grupo participou da exposição Hiperciclo (realizada na Galeria de Arte do DMAE) apresentando uma estratégia de criação colaborativa, na qual o público foi convidado a desenhar animações diretamente em uma película de filme, utilizando a técnica de direct animation (uma técnica artesanal que dispensa o uso de câmera). Para tanto, foi providenciado um kit para criação das imagens (película, canetas coloridas, tutorial e lista de assinaturas), disponível durante todo o período da exposição (2 a 24 de abril). O grupo editou as animações à medida que as imagens foram sendo criadas pelos visitantes.
O resultado será exibido no encerramento da exposição, em um local diferenciado: o interior da torre dos Jardins do DMAE, com o Coletivo fazendo a trilha sonora ao vivo e uma coreografia criada especialmente para a ocasião (a cargo de Stela Menezes, com a participação das bailarinas convidadas Fabiana Saikoski.e Juliana Rutkowski) A escolha da torre se deu por tratar-se de local com características acústicas e arquitetônicas que favorecem soluções não-usuais, e também pela oportunidade de revitalização de um espaço pleno de possibilidades criativas.
Integrantes do Coletivo:
- Marcelo Birck -fundador da Graforréia Xilarmônica, possui dois CDs solo lançados.
-Musical Amizade-expoente da nova geração de bandas gaúchas, atuam também na produção de audiovisuais.
- Tony da Gatorra - técnico em eletrônica, criador do instrumento que leva no nome.
- Adolfo Almeida Jr (Porto Alegre) - 1º fagotista da OSPA.
- Stela Menezes (Porto Alegre).- coreógrafa com pós-graduação em videodança.
Para esta apresentação, o Coletivo Concerto Grosso conta com a colaboração do Coletivo de Moda Casa de Tolerância (http://www.casadetolerancia.com.br/), que ficará responsável pelos adereços e figurinos.
A performance do Coletivo Concerto Grosso faz parte do encerramento da exposição multimídia HIPERCICLO, cuja programação completa consiste nas seguintes atividades:
19:00 h, na Galeria de Arte do DMAE: Conversa com os artistas. Mediadora: Mônica Zielinsky.
20h30 nos Jardins: Show da banda Landscape
21h30 no 3º andar da Torre: Performance do Coletivo Concerto Grosso, incluindo apresentação do filme de animação criado em colaboração com os visitantes da exposição.

CONTATOS:
a/c Marcelo Birck eletrolas@gmail.com
ENDEREÇO NA INTERNET: http://coletivoconcertogrosso.wordpress.com/

Nenhum comentário: