quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Fora do Eixo - Projeto Observatório Com Debates Até Sexta 07 de Agosto

P`rojeto bacana de gente realmente interssada em mudar as coisas. Deixe de chorar e participe também. Ou você acha que vai tudo bem?
Fora do Eixo inaugura projeto Observatório com debate sobre Ecosol
O Obervatório começa na segunda, dia 03 e segue até a sexta, dia 07 de agosto. Na programação constam temas como histórico; conjuntura atual do setor de economia solidária; banco palmas; entre outros.
A troca de tecnologia é um dos fundamentos quanto o tema em questão é o Circuito Fora do Eixo. A circulação de bandas, a relação entre os produtores e a distribuição de produtos são constantes que envolvem intercâmbio de knowhow e troca de métodos produtivos visando uma maior qualificação das produções locais.
Com vistas a estabelecer um núcleo de pesquisa que apresente e estude estas novas tecnologias sociais, o CFE inaugura no início de agosto o projeto Observatório Fora do Eixo. A proposta é estimular a difusão, análise e sistematização destes conhecimentos produzidos através de semanas com seminários e debates virtuais sobre temas que envolvem a cadeia produtiva da cultura. A plataforma de acesso a programação é o portal Fora do Eixo através de sua web rádio (
www.foradoeixo.org.br/webradio_popup.php).
A primeira edição do projeto acontecerá de 03 a 07 de agosto. O tema de estréia é a "Economia Solidária", representada pelo sistema de crédito "Fora do Eixo Card'". Trata-se do conjunto das moedas solidárias em circulação entre os coletivos atuantes no campo da cultura em todo o país, que juntos, formam a rede Fora do Eixo. Entre elas constam, o Cubo Card, de Cuiabá (MT), o Goma Card, de Uberlândia (MG), a Lumoeda, de Recife (PE).
A programação contará com a participação de profissionais experientes da área da Economia Solidária que, via web rádio do Portal Fora do Eixo, vão expor e contextualizar os ouvintes em alguns pontos-chave para o entendimento das práticas da EcoSol: histórico, clube de trocas, bancos populares, moedas solidárias e a valoração justa de bens e serviços.

Em seguida aos painéis expositivos, a programação prevê ainda grupos de trabalho (GTs) para análise e sistematização dos seguintes temas: Portal Fora do Eixo (áudio, vídeo, design, redação e mídia), Fora do Eixo Discos (artistas e distribuição) e Eventos (Festival Fora do Eixo, Grito Rock América do Sul, Congresso Fora do Eixo).
O projeto, em consonância com as premissas de democratização do conhecimento levantadas pelo Circuito, prevê veiculação online e livre acesso do público a todas as etapas, constituindo-se em um poderoso instrumento de formação e conseqüente aprofundamento dos debates teóricos e filosóficos que são pertinentes ao Circuito e à cadeia produtiva cultural do país.


Como Participar
Para participar do primeiro evento totalmente online sobre cultura e economia independente, entre na sala do observatório pelo endereço
www.salaobservatorioforadoeixo.blogspot.com e acesse todas as ferramentas necessárias como a web rádio fora do eixo e o fórum virtual do Freenode.
Para acessar o chat do freenode direto, vá no link
http://webchat.freenode.net/?channels=observatorio, ou na sala abaixo e colocar no NICKNAME o NOME, o Coletivo/Organização da qual faz parte.
Os debates serão transmitidos via Web Rádio Fora do Eixo do dia 03 à 07 de agosto, das 20:00 até às 22:00 (horário de Brasília).
Acesse:
www.foradoeixo.org.br

Nenhum comentário: