terça-feira, 25 de agosto de 2009

Hóspedes - Filme da Clube Silêncio No 20º Festival Internacional de Curtas de São Paulo


Elisa Bueno e Selmar Meregalli
em
HÓSPEDES
Roteiro e Direção: Cristiane Oliveira - 35mm – 15 minutos – Nov/2008

“Lara acorda numa casa desconhecida. Seu pé engessado e um bilhete são os
primeiros indícios de que alguém a salvou.”

O curta-metragem HÓSPEDES integra a mostra principal do 20º Festival Internacional de Curtas de São Paulo, de 20 a 28 de agosto (dias e horários das sessões abaixo). Em seguida, segue para a competição do 15th International Short Film Festival in Drama (cidade no norte da Grécia), de 21 a 26 de setembro. Lançado em janeiro de 2009, na 12ª Mostra de Tiradentes e no 6º Festival de Campo Grande, o filme participou também do 13º Florianópolis Audiovisual Mercosul e do 13º Cine-PE Festival Audiovisual do Recife.

Informações e Curiosidades

- HÓSPEDES é o segundo curta-metragem com roteiro e direção de Cristiane Oliveira. O primeiro, Messalina (35mm, 14min, 2004), foi exibido em mais de 20 festivais no Brasil e no exterior e ganhou 13 prêmios. Entre eles, Melhor Roteiro e Melhor Atriz no Festival de Brasília e Prêmio Especial do Júri no Festival de Gramado.
- Hóspedes foi um dos 20 projetos selecionados, entre mais de 700 inscritos de todo Brasil, no concurso do Ministério da Cultura de 2006 para curtas-metragens dos gêneros ficção, documentário e animação.
- Os dois filmes de Cristiane Oliveira foram produzidos por Fabiano de Souza, Gustavo Spolidoro, Gilson Vargas e Milton do Prado, sócios na produtora Clube Silêncio, de Porto Alegre. Lançada em 2004, a Clube Silêncio realizou os longas Ainda Orangotangos, de Gustavo Spolidoro, e Cão Sem Dono, de Beto Brant e Renato Ciasca, assim como diversos curtas-metragens e filmes para televisão. Hóspedes foi realizado em co-produção com a OKNA Produções.

Equipe
Produção – FABIANO DE SOUZA (Sketches; Cinco Naipes), GUSTAVO SPOLIDORO (Ainda Orangotangos; Cão Sem Dono, de Beto Brant e Renato Ciasca), GILSON VARGAS (Dois Coveiros; Vaga-Lume) e MILTON DO PRADO (Ainda Orangotangos, de Gustavo Spolidoro; Dois Coveiros, de Gilson Vargas); Produção Executiva – ALETÉIA SELONK (Dois Coveiros, de Gilson Vargas; Dias e Noites, de Beto Souza), CRISTIANE OLIVEIRA e FABIANO DE SOUZA; Direção de Fotografia – ANDRÉ LUÍS DA CUNHA (A Concepção, de José Eduardo Belmonte; Cinco Naipes, de Fabiano de Souza); Direção de Arte – IARA NOEMI e GILKA VARGAS (Messalina, de Cristiane Oliveira; Dois Coveiros); Montagem – TULA ANAGNOSTOPOULOS (Messalina; Limpador de Chaminés, de Rodrigo John); Desenho de Som – Kiko Ferraz Studios; Música – YANTO LAITANO.

Considerações da Diretora
“HÓSPEDES surgiu da vontade de registrar um momento de encantamento. Um sentimento tão sutil que perde espaço na concretude da vida cotidiana, muitas vezes sufocado pela desconfiança e pelo preconceito. Isso me levou à reflexão sobre a intimidade que surge às vezes entre estranhos. Através do afeto encontrado no outro, a conciliação consigo e com o mundo pode afastar a solidão e nos fazer sentir salvos. O encantamento que inspirou a idéia inicial do curta foi provocado por um personagem real, que cruzou por mim num dia cotidiano, casual e encantadoramente.”

Dias e horários das sessões em São Paulo
Dia 21/08 - 18h - Cineclube Grajaú;
Dia 22/08 - 20h - Centro Cultural São Paulo;
Dia 23/08 - 21h - CineSESC;
Dia 25/08 - 17H00 - Cinemateca - Sala BNDES

fonte: divulgação

Nenhum comentário: