sábado, 1 de agosto de 2009

A Sala Dobradiça - Macondo Coletivo Santa Maria


A Sala Dobradiça é um espaço gestado pelo Macondo Coletivo, destinado a dar vazão às conceituações e hibridismos da arte contemporânea e às diversas expressões e linguagens artísticas. Situada no centro de Santa Maria, em anexo ao Macondo Lugar, a sala consiste num espaço suporte aberto a propostas das mais variadas, desde que orientadas no sentido de romper convenções e tensionar limites estabelecidos pelo senso comum.

Sob curadoria dos artistas Alessandra Giovanella e Elias Maroso, a Sala Dobradiça vem chamando atenção no meio artístico na cidade, deslocando o foco dos espaços tradicionais de exposição para outros pontos e territórios, evidenciando a pluralidade de linguagens e a possibilidade de fazer arte em condições de independência. Neste sentido, a investida da Sala Dobradiça aproxima-se das práticas que vem ganhando força nos ambientes alternativos da produção cultural, tais como o trabalho coletivo, a aposta em mídias independentes e na auto-gestão.

Segundo Alessandra Giovanella, curadora do espaço, "a importância da Sala Dobradiça se revela na capacidade de promover intercâmbios culturais e novas propostas para a cidade, trazendo visões artísticas diversas, desde performances de artistas locais até residentes de outras regiões do Brasil e da América Latina". Entre alguns nomes que vem explorando a sala, constam os trabalhos de video-arte de Cristiano Lenhard (PE), as intervenções poéticas de Daniel Retamoso e as performances de Claúdia Schulz, ambos santa-marienses.

No dia 22 de julho, a Sala Dobradiça inaugurou, junto à primeira Sessões Fora do Eixo no Macondo Lugar, um conjunto de exposições continuadas chamada Três Meses de Palimpsesto, que traz convidados de Montevidéo e Curitiba. O conceito da mostra parte da noção de manuscrito , reaproveitado e multi-autoral, sendo que cada artista constitui sua obra a partir do que há e do que foi deixado na sala.

Para saber mais sobre a Sala Dobradiça: www.saladobradica.blogspot.com

Um comentário:

Elias Maroso disse...

ATUALMENTE A SALA DOBRADIÇA TEM GESTÃO PRÓPRIA E AUTÔNOMA

Veja nossos projetos atuais:
http://saladobradica.blogspot.com