quinta-feira, 13 de maio de 2010

LIMITES ENTRE O REAL E A FICÇÃO SÃO TEMA DE MOSTRA NA USINA DO GASÔMETRO


A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre inaugura em 13 de maio, quinta-feira, o evento Maior que a Vida: A Realidade à Sombra a Ficção, que reúne trabalhos em fotografia e vídeo de três dos mais importantes artistas contemporâneos em atividade: o canadense Jeff Wall, o norte-americano Philip-Lorca DiCorcia e o coletivo Ant Farm (também dos Estados Unidos), formado pelos arquitetos Doug Hall, Chip Lord, Doug Michels e Jody Procter, a serem expostos na Galeria Iberê Camargo, no andar térreo da Usina do Gasômetro. Paralelamente à exposição na Galeria Iberê Camargo, a Sala P. Gastal (no 3º andar da Usina do Gasômetro) realiza no período de 13 a 27 de maio a mostra Mais Real que a Ficção, com uma seleção de 14 filmes que embaralham os registros documentais e ficcionais, levando o espectador a questionar seus conceitos de realidade e representação. Entre os títulos selecionados estão desde obras clássicas como Verdades e Mentiras (o último filme dirigido por Orson Welles) a produções recentes como Sinédoque, Nova York, de Charlie Kaufman, e Valsa com Bashir, de Ari Folman.

O evento foi especialmente concebido pela CCVF para propor uma reflexão sobre a sobreposição das noções de realidade e ficção na contemporaneidade – e mais particularmente ainda no campo da representação fotográfica e audiovisual. Segundo o Coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia da SMC, Bernardo José de Souza, “este paradoxo está explicitado numa seleção de obras que trabalham ambos os registros, tornando a defesa de esferas autônomas para os universos reais e imaginários uma recusa ao enfrentamento de um mundo cujo sentido se vê permanentemente adensado pela coexistência de tempos e de realidades paralelas”. Souza ressalta ainda a importância de Porto Alegre estar recebendo pela primeira vez uma exposição de três ícones da arte contemporânea, Jeff Wall, Philip-Lorca DiCorcia e Ant Farm.



Exposição Galeria Iberê Camargo

13 de maio a 17 de junho de 2010

Jeff Wall

Nascido no Canadá, em 1946, Jeff Wall é um dos maiores nomes da fotografia contemporânea, além de um respeitado ensaísta e estudioso das artes, e já mereceu exposições individuais em instituições de prestígio, como o MoMA de Nova York e a Tate Gallery, em Londres, tendo lecionado por muitos anos na Universidade de British Columbia.

Mais conhecido por suas ampliações em transparência (light boxes) de grandes dimensões, Wall frequentemente alterna realidade e ficção em seus registros, criando por vezes fotografias altamente elaboradas, que podem envolver atores, cenários e mesmo efeitos especiais, e por outras, imagens que retratam a paisagem e cenas da vida urbana. Suas composições estudadas (as quais ele chama de “cinematográficas”) mesclam-se às documentais, pondo em questionamento os limites da representação fotográfica e confundindo o espectador quanto à veracidade das cenas a sua frente.

As imagens em exibição na Galeria Iberê Camargo apresentam situações de rua e naturezas mortas que contrapõem as noções de realidade e ficção na representação fotográfica contemporânea.


Philip-Lorca DiCorcia

Fotógrafo norte-americano, nascido em 1951, Philip-Lorca DiCorcia vive em Nova Iorque e leciona na Universidade de Yale, onde obteve o título de Mestre em Artes Visuais. Ao longo das últimas décadas, ganhou grande prestígio por suas imagens que misturam luz natural e artificial, bem como apresentam personagens reais em situações pré-concebidas. Em uma de suas séries mais aclamadas, ele fotografa garotos de programa californianos em frente a restaurantes de beira de estrada, emprestando dramaticidade cinematográfica ao registro documental. Em outra vertente de seu trabalho, DiCorcia esconde flashes nas ruas das grandes cidades para fotografar pedestres inadvertidamente em snapshots elaborados.

A série que Porto Alegre recebe em primeira mão, Lucky Thirteen, apresenta pole dancers (dançarinas de boate) em poses extraordinárias sob uma iluminação que as congela no ar e as imortaliza, transformando essas mulheres reais em verdadeiros ícones do desejo contemporâneo, em uma ode à beleza que remete ao estatuário greco-romano.

Ant Farm
Fundado em 1968, em São Franscisco, este coletivo de arquitetos (Doug Hall, Chip Lord, Doug Michels e Jody Procter) definia-se como “uma agência de arte que promove ideias sem potencial de mercado, mas que são importantes veículos de introspecção cultural”. Além dos trabalhos em arquitetura, o grupo celebrizou-se por suas performances, como aquela em que um automóvel irrompe numa parede de televisores em chamas, e por sua land art conhecida como Cadillac Ranch, uma instalação de 10 automóveis da marca enterrados pela metade em um rancho no Texas, aberto à visitação pública.

A obra em exibição na galeria Iberê Camargo, The Eternal Frame (1975), é o vídeo que reconstitui à perfeição o assassinato do presidente J. F. Kennedy em Dallas, em um conversível, ao lado da primeira-dama americana Jackie Kennedy. A cena explorada pelos meios de comunicação, e recriada em detalhe pelo grupo, parte de um episódio marcante na história mundial para discutir o próprio papel da mídia e da representação audiovisual.


Mostra “Mais Real que a Ficção”
Sala P. F. Gastal

13 a 27 de maio de 2010

Sinopses dos Filmes

Valsa com Bashir (Vals im Bashir), de Ari Folman (Israel/França/Alemanha, 2008, 90 minutos)
Cineasta israelense que participou da invasão do Líbano em 1982 entrevista seus companheiros de batalha, neste impactante documentário de animação autobiográfico. Exibição em 35mm.

Verdades e Mentiras (F for Fake), de Orson Welles (França/Irã/Alemanha, 1973, 85 minutos)
Último filme dirigido por Orson Welles, o mítico diretor de Cidadão Kane, aqui embaralhando documentário e ficção para retratar um grupo de falsificadores famosos. Exibição em DVD.

Sinédoque, Nova York (Synecdoche, New York), de Charlie Kaufman (EUA, 2008, 124 minutos)
Um diretor de teatro tenta construir uma réplica em escala real de Nova York em um armazém, como cenário de seu novo espetáculo. Exibição em 35mm.

Programa Curtas Brasileiros
Videocabines São Caixas Pretas, de Sandra Kogut (Brasil, 1990, 10 minutos)
Figuras anônimas dão depoimentos, atuam ou realizam performances em cabines individuais, instaladas em locais públicos do Rio de Janeiro. Exibição em DVD.
Lá e Cá, de Sandra Kogut (Brasil, 1995, 29 minutos)
O cotidiano de Tuquinha Batista (Regina Casé) no subúrbio do Rio de Janeiro, enquanto faz planos de morar na Zona Sul. Belo misto de documentário e ficção, em que Regina Casé contracena com personagens reais. Exibição em DVD.
Heróis da Decadênsia (sic), de Tadeu Jungle (Brasil, 1987, 35 minutos)
Como um Sacha Baron Cohen avant la lettre, Tadeu Jungle mistura jornalismo, documentário e ficção para retratar o Brasil do final dos anos 80. Exibição em DVD.
Iracema, uma Transa Amazônica, de Jorge Bodanzky e Orlando Senna (Brasil, 1975, 90 minutos) Alternando documentário e ficção, o filme acompanha as andanças da jovem índia Iracema e do motorista Tião pelo interior da Amazônia. Rodado em 1974, o filme foi proibido pela censura, sendo lançado somente em 1982. Exibição em DVD.

O Show de Truman (The Truman Show), de Peter Weir (EUA, 1998, 103 minutos)
Homem descobre que desde o seu nascimento é personagem de um gigantesco e cruel “reality show”. Exibição em DVD.

Brüno, de Larry Charles (EUA, 2009, 81 minutos)
Após ser demitido, repórter de moda austríaco vai viver nos Estados Unidos, entrando em contato com o conservadorismo da América profunda. Depois de Borat, o ator Sacha Baron Cohen usa outro personagem ficcional para documentar a realidade americana. Exibição em 35mm.

Zelig, de Woody Allen (EUA, 1983, 79 minutos)
Falso documentário sobre Leonard Zelig (Woody Allen), homem camaleão que ficou famoso nos anos 20, por sua capacidade de adquirir as características físicas de qualquer um de quem se aproximasse. Exibição em DVD.

Os Olhos da Cidade São Meus (Angustia), de Bigas Luna (Espanha, 1989, 89 minutos)
Os espectadores de um filme de horror sobre assassino que age numa sala de cinema começam a ter o mesmo destino dos personagens projetados na tela. Um delirante estudo sobre o poder hipnótico do cinema, no qual o diretor espanhol Bigas Luna faz a violência nas telas confundir-se com os acontecimentos da vida real. Exibição em DVD.

Festim Diabólico (Rope), de Alfred Hitchcock (EUA, 1948, 80 minutos)
Para provar sua superioridade intelectual, dois estudantes universitários estrangulam um colega de classe. Pioneira tentativa do diretor Alfred Hitchcock de rodar um filme sem cortes, realizando um falso plano-sequência em que recria o célebre crime dos estudantes universitários Leopold e Loeb. Exibição em DVD.

Vôo United 93 (United 93), de Paul Greengrass (EUA/França/Inglaterra, 2006, 111 minutos)
Em tempo real, o diretor Paul Greengrass recria as dramáticas horas finais no interior de um dos aviões sequestrados por terroristas em 11 de setembro de 2001. Exibição em DVD.

Canibal Holocausto (Cannibal Holocaust), de Ruggero Deodato (Itália, 1980, 95 minutos)
Equipe de documentaristas tem destino trágico ao buscar registrar os hábitos de uma tribo de índios canibais. Polêmico filme do diretor italiano Ruggero Deodato, que chocou as plateias com suas violentas sequências de crueldade animal. Exibição em DVD.


GRADE DE HORÁRIOS

13 a 16 de maio de 2010

Brüno

14 de maio (sexta-feira)

15:00 – Valsa com Bashir

17:00 – Sinédoque, Nova York

20:00 – Projeto Raros Especial (Canibal Holcausto)

15 de maio (sábado)

15:00 – Valsa com Bashir

17:00 – Brüno

19:00 – Sinédoque, Nova York

16 de maio (domingo)

15:00 – Brüno

17:00 – Valsa com Bashir

19:00 – Zelig

18 a 23 de maio de 2010

18 de maio (terça-feira)
15:00 – O Show de Truman
17:00 – Brüno
19:00 – Sinédoque, Nova York

19 de maio (quarta-feira)
15:00 – Valsa com Bashir
17:00 – Iracema, uma Transa Amazônica
19:00 – Programa Curtas Brasileiros

20 de maio (quinta-feira)
15:00 – Zelig
17:00 – Vôo United 93




21 de maio (sexta-feira)

15:00 – Brüno

17:00 – Os Olhos da Cidade São Meus

19:00 – Sinédoque, Nova York





22 de maio (sábado)

15:00 – Brüno

17:00 – O Show de Truman

19:00 – Valsa com Bashir





23 de maio (domingo)

15:00 – Valsa com Bashir

17:00 – Verdades e Mentiras

19:00 – Sinédoque, Nova York







25 a 27 de maio de 2010





25 de maio (terça-feira)

15:00 – Iracema, uma Transa Amazônica

17:00 – Zelig

19:00 – Verdades e Mentiras





26 de maio (quarta-feira)

15:00 – Programa Curtas Brasileiros

17:00 – Os Olhos da Cidade São Meus

19:00 – Festim Diabólico





27 de maio (quinta-feira)

15:00 – Zelig

17:00 – Iracema, uma Transa Amazônica

19:00 – Vôo United 93

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